quinta-feira, 17 de agosto de 2017

UMA PARÁBOLA MODERNA: PARTEII

A ingratidão é filha da soberba.
Miguel de Cervantes
Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador.
William Shakespeare
Um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa, mas seremos um só
Clarice Lispect
"Todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos que assolam a humanidade"
Ivan Teorilang

Resultado de imagem para frases filosóficas sobre a soberba



Na mesma ocasião outros dois carros foram distribuídos . 

Um homem de posses  também é agraciado. Desta vez com um carro de alto luxo.

Quando lhe oferecem o dinheiro  ele prefere receber o prêmio em espécie pois presentear a seu filho que estaria aniversariando.

E lhe é concedido!

Ele entende o fato como uma manifestação da sorte que sempre o acompanhou.

Na festa de aniversário de seu filho, ao conceder-lhe o presente, chama-o e diz:

- Amado! Acredite no que digo quando lhe indico que sigas a ciência como fonte de sua sabedoria. Não se engane com doutrinas! O que hoje somos é o reflexo de todas as nossas atitudes e principalmente de nosso sacrifício. Ninguém além de você é responsável por tua sorte. 


O filho , emocionado com as palavras, pergunta-lhe:

- Pai! não seria esse um presente de Deus? Se tens sorte é por que Deus assim lhe concede!

O pai o repreende dizendo:

- Quantos dias trabalhei para que pudesse comprar todos aqueles presentes.
Nada mais justo que eu, tendo gastado tanto naquele lugar e recebido mil cupons, tenha sido sorteado com o carro de maior valor. 

Entenda , filho amado, a sorte procura os sortudos. A riqueza busca os ricos!

O filho cala-se e segue a comemoração de seu vigésimo primeiro aniversário.

Convicto que só o poder divino poderia lhe proporcionar uma vida abençoada.O garoto segue seu caminho sem preocupar-se com o presente de seu pai. 

Dias após , seu irmão mais velho nota que ninguém havia retirado o carro novo da garagem, e confuso questiona:

- Por que não usa o presente que lhe foi dado por nosso pai?

- Irmão! Penso que não necessito de tamanho luxo. Logo conseguirei, com meu trabalho, e as providências divinas, meus próprios bens.

- Não não sente-se honrado pelo presente que nosso pai vos deu? - pergunta o  mais velho

De muito me orgulho de nosso pai, pois é um lutador e sempre esteve ao nosso lado. Porém se faz necessário que venda o que me foi presenteado para que pelo menos uma parte seja dada a caridade.

- E por que deverias fazer isso meu irmão? 

- Entendo que já somos tão abençoados, pois temos tanto, e podemos dividir essa felicidade 

- És louco? tua achas que nosso pai deixará que você venda o que é nosso?
 Por mais que eles sejam desprovidos não somos culpados seus destinos. Deixa que a "providência divina" tome conta dos que queres agraciar com sua caridade!

- Tenho fé que essa é a atitude mais certa - termina o  mais novo

O  mais velho vai ao pai e comunica o que o seu irmão deseja fazer. 

O pai apenas responde:

- O que queres que eu faça?.

- Retira dele esse bem que é nosso, já que faz parte do fruto de teu trabalho. Não é justo que ele esbanje dando a quem quer que seja

- E qual seria a justiça nisso, filho amado?-  argumenta o pai

- A justiça será que não serás tido como louco assim como meu irmão já é.

O pai aceita o argumento!

Vai ao filho mais novo e pede-lhe o carro de volta dizendo:
- Se não te alegras-te com teu presente darei a seu irmão , que fará bom uso.

E assim foi feito!

Para comemorar o grande presente que havia ganhado de seu pai, o filho mais velho viaja com seu carro novo. Porém,não mais retorna.

No velório de seu filho,esse pai,  volta-se a Deus em desespero e brada:

- O que fiz a ti para receber tamanho castigo?

E Deus não responde!

Profecias diárias para o Homem Moderno

Reflita:

Sua soberba foi lançada na sepultura,
junto com o som das suas liras;
sua cama é de larvas,
sua coberta, de vermes. 



A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. 
Provérbios 16:18


A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.

... 
Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo.
Rui Barbosa
Toda pessoa arrogante, soberba e altiva não aceita ser corrigida, visto que não deseja ser mudada por um comportamento superior, porque já possui um espírito de conduta inferior que a satisfaz.
Helgir Girodo




Nenhum comentário:

Postar um comentário