segunda-feira, 14 de agosto de 2017

AS LEIS QUE REGEM NOSSA VIDA

Para cada ação há uma reação igual e oposta. Você recebe do mundo o que você dá ao mundo.
Gary Zukav

Cada pensamento, cada palavra e cada ação têm seu reflexo, sua ressonância e sua reação. É um sinal de fraqueza culpar os outros por seus problemas. Você deve suportar as conseqüências das suas próprias ações.
Sathya Sai Baba
Resultado de imagem para Ezequiel 18:20.


O princípio mais defendido e divulgado entre os espiritualistas da atualidade é a chamada  "lei da semeadura e da colheita". Basicamente ele diz que o que plantamos agora colheremos no futuro. Essa lei é dividida em seis processos dinâmicos que teorizam sua aplicação. 
O primeiro é que a semeadura é a única forma de interagir com o futuro de modo pratico poderíamos dizer que semear não é um ato simples, ele depende sempre de mais que uma ação. Um exemplo seria a saúde . Para se ter saúde no futuro é necessário cuidar de vários fatores no presente com alimentação, exercícios e um bom tempo de sono.
O segundo é que em um celeiro teremos boas e más sementes e cabe a nós escolher quais vamos lançar. Tudo o que semearmos de negativo gerará um futuro negativo. Como é o caso da mentira que gera a perda da confiança na pessoa que mente.
O terceiro diz que a semeadura é um ato de fé, uma ação que depende de mudança. Para conseguir ter credibilidade é preciso falar a verdade. No espaço entre semear e colher é a fé que garante a sobrevivência de quem plantou.
O quarto diz que colhemos a mesma espécie daquilo que semeamos. Não adianta semear mentira e querer colher confiança.
O quinto diz que a semeadura deve ser constante para que tenhamos colheita em todo tempo. Falar a verdade um dia só não vai gerar confiança da mesma forma que não falar a verdade.
O sexto diz que você colhe na mesma proporção que planta. Uma pessoa não poderá colher um pulmão limpo se só parou de fumar quando teve problemas pulmonares. 

Esse princípios parecem sábio e absolutos mas por que pessoas boas, que plantam o bem, muitas vezes acabam recebendo algo de mal?

A lei da semeadura é baseada no constante de que se colhe aquilo que se planta e na mesma quantidade.
Sabemos que na natureza isso é uma inverdade. Muitas vezes plantamos algo e devido aos intempéries da vida acabamos por não colher nada. Ou colher frutos que de nada servem por estarem secos e tomados pela praga.
Essa é uma condição que afasta muitos do ideal de semear para colher. Quando uma pessoa boa e temente semeia o bem e acontece algo mal e desastroso, parece que está sendo castigado. E castigado por algo que não fez. 
Alguns religiosos dissertam que esse paradigma ocorre por que colhemos os frutos também de nossas gerações passada. Encontramos argumentos pró e contra essa teoria na própria bíblia. No livro de êxodo temos:
Êxodo 20: 5,6."…Deus visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que o aborrecem e faz misericórdia até mil gerações daqueles que o amam e guardam seus mandamentos”.

Em contra partida temos em Ezequiel  18:20 que:
20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

Dúvidas a parte o fato que melhor explicaria o problema de plantar o bem e não colhe-lo é o fato de que agimos em um sistema onde todos estão respeitando duas leis primordiais. A lei da semeadura e a lei da ação e da reação.
A terceira lei de Newton rege que:

Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto. As forças sempre atuam em pares. Nunca existirá ação sem reação, de modo que a resultante entre essas forças não pode ser nula, pois elas atuam em corpos diferentes.

Então existe uma colheita fruto do plantar que sofre influências externas pois nunca conseguiríamos isolar e condicionar a semeadura a uma boa colheita. Como dissemos, as vezes semeamos e não colhemos. Outras vezes semeamos e colhemos bem menos que nossa expectativa.  Também podemos semear e colher frutos que não nos servirão para nada. A única coisa que não acontece é semear alguma coisa e colher outra. É inevitável que estando semeando o bem colheremos, na pior das hipóteses uma ingratidão, porém nunca colheremos o mal.

Já no tempo presente o ato de semear nos dá uma colheita quase imediata. A ação gera uma reação.  Como diz a terceira lei de Newton. A força da ação gerará a reação em igual força. A questão dos sentidos contrários é apenas uma forma de demonstrar que existe um sujeito agente ( que realiza a ação) e um sujeito paciente ( que recebe a ação e responde com  uma reação de mesma intensidade. Todo sujeito agente passa a ser paciente em algum instante assim como todo sujeito esta condicionado às mesmas leis.

Vale salientar que as duas leis Semeadura e colheita e Ação e reação ocorrem ao mesmo tempo. De forma que nós, seres humanos imperfeitos, muitas vezes agimos de forma positiva e negativa em um mesmo dia. 

Sendo assim não existe um futuro onde só colheremos o bem. É obvio que no mesmo período que estaremos colhemos algum bem que plantamos, também poderemos colher o mal.

A sabedoria divina é o divisor de águas nessa questão. Deus condiciona todos ao perdão. E esse perdão muitas vezes anula o que deveríamos coletar  de mal, junto com o bem que iremos coletar. Para que essa atitude não seja um subterfúgio para que o homem sempre erre para depois se arrepender existe a lei da ação e reação. Assim que você age de forma errada uma reação de mesma intensidade em direção contraria virá contra nós. 

Se estamos em Deus pode ser apenas um arrependimento que nos fará buscar não mais repetir aquele ato. Se estamos afastados da luz divina pode a reação podera. vir de uma forma mais ativa e danosa como estresses,depressão, ansiedade e medo.

Vale a pena entender essas duas leis para buscar uma adaptação que nos leve a melhorar a cada dia. Sem medo nem culpa de errar. 

Errar...pedir perdão ... arrepender-se do erro. Isso nos fará colher bençãos no tempo certo

Pois o perdão sempre virá assim como a reação.

Diário Secreto do Mensageiro da Verdade


REFLITA

Então lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após outros deuses, e os serviram, e se inclinaram diante deles, e a mim me deixaram, e a minha lei não a guardaram.
E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda segundo o propósito do seu mau coração, para não me dar ouvidos a mim.
Portanto lançar-vos-ei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais; e ali servireis a deuses alheios de dia e de noite, porque não usarei de misericórdia convosco.
Jeremias 16:11-13

Um comentário: