quinta-feira, 20 de julho de 2017

UM NOVO HOMEM

Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão.

Antoine de Saint-Exupéry


Resultado de imagem para um novo homem
Quantas religiões pregam a necessidade de tronarmo-nos novos homens?

No Corão encontramos a seguinte citação:
" A Deus não importa o que você foi, mas o que será a partir desse momento"

Esse livro sagrado já nos alerta que Deus acolhe o novo homem e esquece do que ele viveu até voltar-se para ele. A Bíblia reafirma que quem está em Deus é nova criatura e reafirma que as coisas passadas já não lhe pertencem pois tudo se faz novo.

O novo homem não é destituído de pecado, apenas tem consciência do certo e do errado. A palavra "pecado" tem , em sua origem, significado diferente do que entendemos na atualidade. o Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg, Decano da Faculdade de Estudos Judaicos  
explica :
" Se você pedir para alguém definir o conceito de pecado, é bem possível que ela passe uma lista de mandamentos, listando assassinato, roubo e outras ações proibidas. O Hebraico, no entanto, usa a palavra "חֵטְא" (pronunciada: chet) para pecado. A palavra"לְהַחטִיא" carrega a ideia de cometer um erro e errar um alvo. Juízes 20:16 diz isto sobre os guerreiros de Benjamin: “Entre todo este povo havia 700 homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam.” Esta frase לֹא יַחֲטִא (pronunciada: lo yachti) significa “errar o alvo”. "

Na atualidade a palavra pecado é extremamente dogmática, a interpretação certa esta relacionada com o erro. O ideal seria entender que o certo nos aproxima de Deus e o errado nos afasta dele. O novo Homem assume o certo como parte importante de sua vida e tenta praticar a retidão mesmo que as vezes tropece. Ele sabe que o perdão é divino e eterno e por conseguinte já sente-se perdoado pois ao aprender com o erro procura não mais comete-lo.

Esse novo homem sabe utilizar as armas que Deus lhe oferece para não tornar ao erro. Ele tem a honra como uma primícia  para sua vida compreendendo que o caminho para a eternidade está em apenas procurar o certo e não em ser certo o tempo todo.

Vale ressaltar que esse homem é muito mais que um ser humano comum, é uma irradiação do amor de Deus. 
Ele é Exemplo!
Ser exemplo nunca será fácil pois todos os que estão no "certo" ou mesmo no "errado" cobrarão dele seus deslizes, o que poderá magoa-lo.

A mágoa nos afasta dos caminhos divinos!
De que vale então ser novo homem se mantivermos velhos sentimentos, atos e erros?
Nos cabe refletir se somos realmente novos homens ou apenas vestimos a máscara de "novos homens" para continuar praticando velhos atos. 

A beleza de ser novo é poder apreciar o novo!
Abandonando-se nas mãos de Deus e repousar, sabendo que as bençãos sempre virão.

וַחָנֵּנִי אֱלֹהִים כְּחַסְדֶּךָ; כְּרֹב רַחֲמֶיךָ, מְחֵה פְשָׁעָי. הֶרֶב, כַּבְּסֵנִי מֵעֲו‍ֹנִי; וּמֵחַטָּאתִי טַהֲרֵנִי 
(Salmos 51:1-2)


referencia:
http://library.eteacherbiblical.com/pt/content/lp_biblical_eli_insights_sin-pt?pid=1479&cid=31063

Um comentário: